quarta-feira, 26 de outubro de 2011


O "Corrente do Bem" é um projeto interdisciplinar com objetivo filantrópico, idealizado pelos docentes do curso Bacharelado em Administração da Faculdade José Augusto Vieira: 

Aglaelson Araujo
Lângesson Lopes
Michel Costa



Introdução

O bacharel em administração de empresa é formado para gerir negócios que propiciem o máximo de lucro possível às organizações. Esta formação acadêmica, na maioria das vezes, não comporta a valorização do ser humano, nem tampouco a responsabilidade social que toda e qualquer organização deve ter para com a sociedade.

De igual forma, disciplinas como Teoria Geral da Administração, Tecnologia da Informação e Comunicação, Matemática Financeira e Sistemas de Informações Gerenciais, apesar de serem áreas específicas da gestão empresarial tem a obrigação de despertar nos graduandos a importância/necessidade da construção de ações sociais junto aos colaboradores das organizações.

Por esta razão, este projeto é uma tentativa de aproximar os graduandos do Curso de Bacharelado em Administração de Empresas da Faculdade José Augusto Vieira da realidade vivida por instituições de cunho social, comunidades carentes e órgãos afins, visando contribuir com a formação profissional, bem como construir uma visão mais humana e social nos futuros administradores de retromencionada faculdade, objetivando, ainda, integrar os alunos e despertar o interesse pelas disciplinas envolvidas, ao tempo em que servirá para avaliar a evolução dos mesmos.

Na verdade, a idéia é fomentar ações sociais através dos graduandos das disciplinas Teoria Geral da Administração, Tecnologia da Informação e Comunicação, Matemática Financeira e Sistemas de Informações Gerenciais, proporcionando a fixação de forma prática e lúdica dos conteúdos trabalhados nas disciplinas, gerando por fim interdisciplinaridade.

...

Justificativa

É sabido que a cidadania corporativa e filantropia empresarial são expressões que vêm sendo cada vez mais usadas no dia a dia das empresas.

Neste contexto, a inserção da responsabilidade social em todas as áreas da administração de empresas tem causado algumas mudanças no ensino das disciplinas dessa carreira profissional.

De igual modo, é visível que disciplinas que não estejam diretamente ligadas às questões sociais não podem se eximir do dever de disseminar o compromisso que o profissional da área de administração tem com a sociedade de uma maneira geral, principalmente quando se tratar de instituições, pessoas e comunidades carentes.

Sendo assim, o presente projeto justifica-se pela razão de que como a responsabilidade social constitui-se, atualmente, um grande diferencial competitivo para as organizações, o mesmo contribuirá para o desenvolvimento de inteligências múltiplas, conhecimentos gerais, humanismo, cidadania, trabalho em equipe e a interdisciplinaridade dos graduandos do 2º e 4º períodos do Curso de Bacharelado em Administração de Empresas da Faculdade José Augusto Vieira.


(OBS: Link para download do projeto na íntegra -> CLIQUE AQUI )