quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Asilo Santo Antônio


"Asilo Santo Antônio"

 Instituição escolhida pela turma O (4º Período de ADM) 
foi o "Asilo Santo Antônio"

  

 Projeto

Antes de toda prática faz-se necessária a organização de um projeto inicialmente como documento, afim de por em pauta tudo que se desenvolverá na prática.
De início fizemos uma visita na instituição, afim de que a partir daí pudessem surgir idéias para a excelência buscada por todos nós.
Resolvemos fazer um movimento o qual pudesse trazer alegria, solidariedade e crescimento intelectual a todos os participantes que se depusessem a agregar novas experiências como fonte de conhecimento e ética moral como sendo seres humanos.

Sobre o Asilo

Fundado em 1965 e inaugurado em 1973, o Asilo Pia dos Pobres de Santo Antônio, teve como idealizadora Maria José Hora, a qual sempre se empenhou para a edificação humanitária e social que pudesse beneficiar os idosos de cidade de Lagarto e das regiões circunvizinhas. Em 1985, por motivos de saúde, coube a ela transferir a presidência da instituição para o senhor Artur de Oliveira Reis, atualmente a presidência está sob responsabilidade da senhora Valdere, que também exerce função de coordenadora.
O asilo é uma instituição filantrópica, ou seja, se mantém através de doações. Possui uma estrutura ampla, como quartos, área arejada para os idosos se detraírem, assistirem TV e manter contato entre si, a área possui ainda uma boa iluminação, e um espaço arborizado, além de uma capela onde os devotos fazem suas orações cotidianas (nessa mesma capela encontra-se sepultada a fundadora da instituição). A instituição abriga 29 idosos (18 mulheres e 11 homens), entre os quais a minoria é de encamados. A maior parte deles fica na área de relacionamentos, onde costumam receber visitas. Estas, por sua vez, são motivos de alegria para eles, já que com o avanço da idade vem também certo grau de desmotivação, pois a solidão é um dos fatores que mais os aflige.

Fotos antes da pintura:







Conclusão

Vendo e sentindo a carência existente nos idosos que formam o asilo nossa intenção foi proporcionar um dia diferente para eles. Elaboramos um projeto no qual, visava toda a pintura externa do asilo, e conseguimos através de doações de empresários do comércio de Lagarto, Tobias Barreto, Poço Verde e Simão Dias. A dedicação da turma ‘O’ de Administração – carinhosamente conhecida como Turma Ops - foi indispensável. 
 
Nós arregaçamos as mangas e fizemos o projeto sair voando. Além da pintura externa nós conseguimos fraldas geriátricas, colchões de solteiro, materiais de cama mesa e banho, produtos de higiene pessoal, além disso, arrecadamos uma boa quantidade de alimentos não perecíveis, este ultimo em virtude da grande quantidade resolvemos doar uma parte para famílias carentes do subúrbio da cidade. É importante destacar aqui que, embora nossa turma tenha escolhido o Asilo como instituição, nós não nos limitamos a ajudar somente a ele. Como já foi falado anteriormente nós também ajudamos à famílias carentes e além disso, disponibilizamos roupas e alguns artigos de cama mesa e banho para a creche que foi escolhida pela turma ‘Q’ do 2º período.
No dia 17/12/2011 alguns poucos alunos da turma Ops se dispuseram a passar o período da tarde cuidando da aparência dos idosos, juntamente com a mãe de Jonatan Souza a senhora Gerusa Silveira que se prontificou para cortar os cabelos deles e algumas meninas da turma pintando e lixando as unhas das idosas que embora sejam algumas bem velhinhas – no bom sentido -  ainda possuem aquele sentimento de vaidade típico do mundo feminino. 
 
O dia 18/12/2011 foi o dia escolhido para a entrega de tudo que foi arrecadado. Alguns alunos disponibilizaram o dia inteiro para ficar no asilo com os idosos é importante destacar aqui que a grande maioria dos estudantes da turma ‘O’ não estavam presentes no dia da entrega por motivos diversos que não vale a pena mencionar. No período da manhã, efetivou-se apresentação da placa que está fixada na parede da recepção da instituição. Momento no qual, passamos a palavra para os professores idealizadores do projeto, Alglaelson Araujo, Lângesson Lopes e Michel Alves. 

No período da tarde, com o auxílio importantíssimo de algumas pessoas como Alan Vinícius (Bola) - nos ajudou de maneira brilhante cantando e tocando, e Patrício Almeida – que nos auxiliou na parte que se refere ao som, nós fizemos daquela tarde um momento único, ímpar. Cantamos, rimos, dançamos, enfim, nos divertimos e promovemos a felicidade daqueles idosos que possuem, tão-somente, uma vida repleta de limitações, e são extremamente gratos por acordarem todos os dias agraciados pelo prazer da vida concedida a eles pelo ser maior: Deus.

Obtivemos um resultado excelente. Era visível a felicidade e emoção no rosto de cada um que se fazia ali presente principalmente nos idosos os quais foram o nosso principal alvo. A sensação de dever cumprido nos faz refletir em tudo que vimos e ouvimos naquele lugar, que pode ser o destino de muitos de nós!
E para fechar é bom destacar que esse foi o primeiro dos muitos passos que a Corrente do Bem dará. Aproveitando o ensejo queremos agradecer a todos aqueles que contribuíram direta e indiretamente para com a finalização deste projeto em especial a todos que nos ajudaram no que se refere ao que foi executado no Asilo Santo Antônio. São de ações como essa que o mundo precisa como já disse a poeta Rita Apoena:

“Não estou falando de um mundo cor-de-rosa
ou de pessoas perfeitas, sempre prontas para nos acolher, amar, caminhar ao nosso lado.
Não falo disso, mas da tristeza nos olhos de quem vira as costas e a gente não vê.
A beleza por dentro de um peito encouraçado que a gente não sente.
A solidão de quem afasta um amor e se deita em camas tão frias.
É do instante quando os olhos se perdem no nada e nenhuma mentira é capaz de enganar si mesmo.
É desse instante solitário, desse instante sem abraço,que eu digo.
Todo mundo vai virar as costas ou dizer
que merece coisa melhor ou debochar das mentiras que eles contaram...
mas a gente pode sempre voltar e acolher com amor, ser os primeiros a começar.
Afinal, se a hostilidade do mundo despertar a nossa,
quem vai ser o primeiro
a sorrir?”


A todos nosso, simples, mas sincero: MUITO OBRIGADO!

COMISSÃO ORGANIZADORA:
Aldo Silva Nascimento;
 Elen Dayse Oliveira Santana;
Lorendana Alves Bispo Nunes;
Maria Eluane Rocha Fontes;
Roberto Darley Santana Martins.